TOP 22 - Alimentos Poluídos



Pesticidas estão associados a uma grande variedade de problemas de saúde, incluindo: Toxicidade do cérebro e do sistema nervoso, irritação da pele, olho e pulmão, dificuldade para dormir, esquecimento, aborto, impotência, depressão, problemas respiratórios graves, alteração do funcionamento do fígado e dos rins, anormalidade da produção de hormônios da tireoide, dos ovários e da próstata, incapacidade de gerar filhos, malformação e problemas no desenvolvimento intelectual e físico das crianças, câncer.

⠀⠀

E é valido lembrar que o Brasil é o líder mundial no ranking de resíduos de pesticidas.


Os resultados do Programa de Avaliação de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos, produzido pela Anvisa (2017/2018) indicam que somente 49% das amostras analisadas não foram detectados resíduos de agrotóxicos e 23% apresentaram uso abusivo, classificando-se como Risco Agudo (consumo em curto período de tempo (24h), possuí potencial dano à saúde). Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) são registradas 20 mil mortes por ano devido o consumo de agrotóxicos.


Já o Risco Crônico, são os efeitos à saúde cumulativos, a longo prazo. Estes que considero os mais preocupantes, porque são silenciosos, vão te intoxicando aos poucos, sem você perceber.


Alimentos com maior nível de resíduo de agrotóxicos, pesticidas e contaminantes, segundo a Anvisa e a EWG.

⠀⠀

☢️ 1 lugar: Pimentão, morango, gordura vegetal hidrogenada, milho, embutidos, peixes de rios contaminados ou qualquer pescado na China, Vietnam e Japão.

⠀⠀

☢️ 2 lugar: Pepino, maça, óleo de milho, frango e subprodutos, alguns peixes carnívoros (tubarão, cação, peixe espada, cavala-rei, merlim, atum, pescada branca, garoupa), trigo.

⠀⠀

☢️ 3 lugar: Salsão, pêssego, óleo de soja, carne suína, frutos do mar (em especial camarão), soja.

⠀⠀

☢️ 4 lugar: Cenoura, uva, algodão, manteiga e laticínios, peixe de cativeiro (tilápia, salmão - ração transgênica), arroz.

⠀⠀

☢️ 5 lugar: Alface, cereja, óleo de canola, ovos, feijão.




Agrotóxico é sistêmico - ou seja, não fica só na casca, penetra na polpa e até mesmo na semente das plantas. Portanto, é praticamente impossível remover todo o agrotóxico dos alimentos da agricultura convencional.


Mas, a melhor maneira que temos de minimizar estes resíduos e higienizar os alimentos, é um método simples de 4 passos, com a utilização de uma solução alcalina, vinagre e hipoclorito de sódio.


Para facilitar, fiz um e-book que explica o passo-a-passo dos melhores métodos de Higienização e Minimização dos Agrotóxicos.


Até o próximo post pessoal! Atenciosamente @dra.patisens

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Whtas de atendimento

(47) 99900-2573

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

Nutricionista Clínica Ortomolecular Biofuncional Fitoterapeuta

 Edifício Ibiza. Rua Doutor Léo de Carvalho  n 74  - Sala 1108, Velha. Blumenau, Santa Catarina, Brasil. CEP 89036-239 | CNPJ 37.488.044/0001-12

© 2018 por Patrícia Caroline Sens.